O Instituto Ling está com inscrições abertas até o dia 8 de abril para bolsas de estudo para cursos de mestrado no exterior nas áreas de direito e administração.
As bolsas de pós-graduação são oferecidas por meio dos programas Start MBA / MPA (voltados para estudantes de Administração ou Administração Pública) e LLM (para estudantes de Direito) do instituto.
Para concorrer, é preciso já ter sido selecionado pelo programa de interesse –MBA, MPA ou LLM– em universidades de primeira linha no exterior.
As bolsas de estudos são parciais e variam de acordo com a classificação do candidato no processo seletivo e com a sua necessidade financeira.
O resultado será divulgado no começo de julho. Excepcionalmente, para candidatos com carta de aceitação datada entre 8 de abril e 3 de maio, o envio pode ser feito até 3 de maio.
O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro.
Como se candidatar às bolas
Os interessados em participar do processo seletivo precisam enviar através de um formulário online os seguintes documentos:
- Cópias do currículo e do application (incluindo as redações);
- Uma carta de apresentação pessoal de até duas páginas, na qual explique por que está solicitando a bolsa de estudos e por que se julga merecedor do benefício;
- Carta de recomendação; um mapa geral de custos do programa pretendido e um texto respondendo à questão: “Que reformas institucionais seriam necessárias para tornar o Brasil um país mais justo e progressista?”.
Além disso, é preciso enviar um vídeo de 60 a 90 segundos com o seguinte tema: “Como você pretende contribuir para o desenvolvimento do Brasil e para a rede do Instituto Ling?”.
O processo seletivo é composto por três etapas: análise da documentação enviada, entrevista individual e dinâmica em grupo com os diretores do instituto. Além de identificação com os valores do Instituto Ling, o candidatos devem demonstrar excelência acadêmica, potencial de liderança e espírito empreendedor. Acesse o site do Instituto e saiba mais.
Vale notar também que as bolsas que o instituto oferece provêm de um fundo financeiro mantido com o apoio dos próprios bolsistas. Os contemplados assumem o compromisso moral de, ao concluírem os estudos e retornarem ao mercado de trabalho, doarem a este fundo valor equivalente ao recebido, possibilitando que novos participantes usufruam da mesma oportunidade que lhes foi concedida.