O CEO da Apple, Tim Cook, disse que a fabricante do iPhone analisará a possibilidade de fabricar no país após uma reunião com o presidente indonésio Joko “Jokowi” Widodo nesta quarta-feira (17).
“Conversamos sobre o desejo do presidente de ver a indústria no país. É algo que analisaremos”, disse Cook aos repórteres após a reunião. “A capacidade de investimento na Indonésia é infinita. Há muitos lugares excelentes para investir e estamos investindo”, acrescentou, mas não mencionou quaisquer planos específicos.
Um dia antes da reunião, a gigante tecnológica dos EUA anunciou planos para aumentar o investimento na Indonésia e disse que abriria a quarta Apple Developer Academy do país em Bali. O instituto tem como objetivo nutrir talentos tecnológicos na crescente economia de aplicativos iOS do país, com foco no ensino de codificação e design.
O ministro da Indústria, Agus Gumiwang Kartasasmita, disse que a Apple investiu um total de 1,6 trilhão de rupias (US$ 98 milhões) nas quatro instituições da Indonésia. O governo pediu à Apple que criasse mais duas academias, uma no leste da Indonésia e outra na nova capital que está sendo desenvolvida na ilha de Bornéu. A Indonésia planeja transferir a sua capital de Jacarta para Nusantara em agosto.
Budi Arie Setiadi, ministro das comunicações e informação, disse após a reunião que o governo recebeu uma “boa” resposta de Cook em resposta ao pedido do presidente para participação num projeto de cidade inteligente na nova capital.
A reunião ocorre no momento em que Jacarta reforça os requisitos de conteúdo local para a venda de certos itens na Indonésia. Em 2022, o governo aumentou a quantidade de peças e componentes locais que uma empresa deve usar em smartphones para 35% em valor em 2022, de 20% em 2016.
Como o software também deve atender aos requisitos de aquisição local, a Apple tem criado bases de treinamento em todo o país desde 2018. O último anúncio é visto como uma resposta ao maior índice de aquisição local. A aquisição local de software é calculada com base em fatores que incluem design, direitos de propriedade intelectual e emprego.
A Apple tinha uma participação de 11,57% no mercado de telefonia móvel da Indonésia em janeiro, segundo o Statista. A Oppo liderou o mercado, com uma quota de quase 18%, seguida pela Samsung, com cerca de 17,44%. A Apple ainda não possui uma Apple Store gerenciada diretamente no país, sendo seus telefones vendidos por distribuidores locais. A empresa norte-americana está tentando conquistar mais mercado desenvolvendo talentos e expandindo o ecossistema de aplicativos iOS no país.
Com mais de 270 milhões de habitantes, a Indonésia é o país mais populoso do Sudeste Asiático. Seu mercado móvel tem alto potencial de crescimento.
Em 2023, a produção nacional de telefones foi de 49 milhões de unidades, enquanto as importações foram de 2,79 milhões. Dos importados, 85% eram produtos da Apple, disse o ministro da Indústria, Kartasasmita, aos repórteres. “Esperamos que possa haver criação de valor acrescentado na Indonésia”, disse ele. “O que queremos incentivar é também a construção de fábricas”.
Analistas dizem que a visita de Cook sublinha a importância que a Apple dá ao potencial da região como base de produção.
“Vemos Cupertino indo agressivamente atrás dos países do SEA [Sudeste Asiático] na frente de oferta”, disse Dan Ives, diretor-gerente da Wedbush Securities. “Cook está protegendo suas apostas, já que a China continua sendo uma situação muito arriscada para a Apple, enquanto o Vietnã e a Indonésia são pontos de pouso fáceis para a produção do iPhone.”
Pouco antes da visita, Cook também fez uma viagem ao Vietnã, onde a mídia estatal disse que a Apple quer gastar mais com fornecedores.
“A procura é incremental [na região], mas a oferta é o foco”, acrescentou Ives.