O uso de Alexa com vários tipos de dispositivos inteligentes cresceu 50% no Brasil em 2023. Segundo a Amazon, os clientes brasileiros usaram mais de 2 bilhões de vezes o sistema de voz. De acordo com Talita Taliberti, Country Manager de Alexa na Amazon, os brasileiros estão se habituando ao uso da automatização e criando cada vez mais rotinas e aplicações de uso.
Ao todo, os clientes registraram mais de 17 milhões de dispositivos de casa inteligente a Alexa. Há mais de 800 opções de dispositivos compatíveis com Alexa disponíveis fabricados por marcas como Elgin, Geonav, Intelbras, Multi, Philips Hue, Positivo, Samsung, Steck, entre outras.
Forbes Brasil – Ao que você atribui o crescimento no uso? O brasileiro está se acostumando com as tecnologias de voz?
Talita Taliberti – No geral, os brasileiros têm um interesse natural por tecnologia, como podemos perceber pelo grande número de usuários de redes sociais, a explosão de fintechs e a rápida adoção de tecnologias como inteligência artificial. Junto a isto, a tecnologia de voz tem uma facilidade adicional para sua adoção que é a facilidade de uso, já que a voz é algo tão natural, a primeira forma de comunicação que usamos.
FB – Com IA ganhando ainda mais relevância, como vocês enxergam o futuro das casas conectadas?
Talita – Uma recente pesquisa do Pnad/IBGE apontou que o Brasil já tem 9,9 milhões de casas com algum dispositivo inteligente. Com a evolução das tecnologias de Inteligência Artificial, em especial a IA generativa e os grandes modelos de linguagem (LLMs), enxergamos o uso das casas conectadas de uma forma ainda mais ampla. Isto porque a experiência de Alexa será ainda mais conversacional, personalizada, entenderá o histórico e contexto de cada cliente, simplificando o uso de comandos para os dispositivos de casa inteligente e maximizando a automação.