Um novo trem quer entrar no panteão das jornadas ferroviárias mais icônicas do mundo: o Dream of the Desert (Sonho do Deserto, em português), primeiro trem de luxo no Oriente Médio.
A viagem de 1.200 quilômetros começará em Riyadh, a capital da Arábia Saudita, e seguirá em direção à fronteira com a Jordânia. A rota passará por longos trechos de desertos cênicos e sítios arqueológicos do Patrimônio Mundial da Unesco. Os destaques incluem a cidade de Ha’il, a província de Al-Qassim e a Reserva Natural Real do Rei Salman bin Abdulaziz em Al Jouf. A jornada terminará em Al-Qurayat, perto da fronteira com a Jordânia. Os passageiros poderão reservar viagens de uma ou duas noites.
O trem de luxo é uma parceria entre a empresa estatal de trens Saudi Arabia Railways (SAR) e a empresa italiana de hospitalidade Arsenale Group, avaliada em 200 milhões de riais sauditas (US$ 53,32 milhões).
Ele terá 40 vagões e transportará 82 passageiros, com um restaurante de alta gastronomia e um bar lounge, entre outras comodidades. A Arsenale diz que o design é inspirado no “estilo e tradição saudita” e que os trens serão “totalmente personalizados” e já estão em construção. O trem está previsto para ser concluído em meados de 2025 e começará a operar no final do mesmo ano.
A Arábia Saudita ficou muito tempo fechada para visitantes ocidentais e só começou a receber turistas internacionais em 2019. Ele já gastou bilhões de dólares no esforço para atrair visitantes, especialmente no projeto NEOM – uma nova área de desenvolvimento urbano que será construída do zero no ao norte do Mar Vermelho. Os desenvolvimentos incluem a ilha de Sindalah, no estilo Maldivas, e Trojena, uma estação de esqui nas montanhas.
Leia também:
O objetivo declarado do país é investir mais de US$ 800 bilhões no desenvolvimento do turismo durante a próxima década, com a expectativa de receber 70 milhões de turistas internacionais por ano até 2030.
O Dream of the Desert é a tentativa da Arábia Saudita não apenas de conquistar o mercado de viagens de trem de luxo, mas também de aproveitar as tendências atuais de viagens culturais e de experiência, e slow travel. Viajar de trem de luxo também é uma maneira mais romântica, o que poderia ajudar a suavizar a imagem atual do país no exterior.
As reservas para o trem estão programadas para abrir no final de 2024.