A segunda prévia do Ibovespa para o período de maio a agosto de 2024 mostra a saída da Auren (AURE3), enquanto a rede de joalherias Vivara (VIVA3) seguiu fazendo parte da futura composição, de acordo com dados da B3 divulgados nesta terça-feira (16).
Se confirmadas, com tais alterações, a carteira teórica do Ibovespa contará com 87 papéis, de 84 empresas.
Uma nova prévia deve ser divulgada antes da versão final da carteira do índice que passará a valer a partir de 6 de maio por quatro meses.
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Pesos pesados do Ibovespa
Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (13,031%), Petrobras PN (8,523%), Itaú Unibanco PN (6,948%), Petrobras ON (4,506%) e Banco do Brasil (3,809%).
Para compor a carteira do Ibovespa B3, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos como negociadas em 95% dos pregões no período de vigência das últimas três carteiras (aproximadamente 1 ano); movimentação financeira equivalente a pelo menos 0,1% do volume financeiro do mercado à vista no mesmo período; e estar entre os ativos que representem 85% em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), que mede o volume negociado por um ativo na bolsa. Além disso, não pode ser penny stock (ações negociadas por valor abaixo de R$ 1,00).