Os principais índices acionários da Ásia encerraram o dia em queda, acompanhando as perdas da sessão anterior em Wall Street, que chegaram a 1%, diante dos temores de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) assuma uma postura mais conservadora após dados fortes dos Estados Unidos divulgados nesta semana.
Já em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,2%, para 16.725,10 pontos. As ações relacionadas a automóveis e tecnologia lideraram as perdas.
A queda no mercado chinês aconteceu mesmo após dados do índice de gerentes de compras (PMI) Caixin de serviços terem mostrado alta para 52,7 em março, de 52,5 em fevereiro, informaram o grupo de mídia Caixin e a S&P Global nesta quarta-feira (03). Assim, o indicador registrou o 15° mês consecutivo de crescimento.
Por sua vez, o índice Kospi, da bolsa de Seul, caiu 1,7% para fechar em 2.706,97 pontos, arrastado por ações de fabricantes de baterias e semicondutores. Além das perdas de Wall Street durante a noite, um forte terremoto em Taiwan no início do dia também pesou sobre o sentimento.
O índice Nikkei, de Tóquio, caiu 1,02%, para 39.451,85 pontos, arrastado por quedas nas ações de eletrônicos e jogos, à medida que crescem as preocupações sobre os custos mais elevados de energia no Japão. Apesar das perdas, foi divulgado que o PMI de serviços de março do Jibun Bank do Japão subiu para 54,1, enquanto o PMI Composite subiu para 51,7.
Na Índia, o índice Sensex caiu 0,07%, a 73.856,25 pontos, com as perdas das ações dos setores financeiro e de consumo. A Nestlé India caiu 2,5% e o IndusInd Bank caiu 1,0%.