Os principais índices acionários da Ásia encerraram o dia no vermelho, em meio a diminuição das expectativas de cortes nos juros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) após comentários mais conservadores de dirigentes da autarquia. Nessa quinta-feira (4), o presidente da distrital de Mineápolis do Fed, Neel Kashkari, levantou a possibilidade da autarquia sequer cortar os juros neste ano caso a inflação estagne em um contexto de economia e mercado de trabalho fortes nos Estados Unidos.
Além do Fed, também pesaram no humor os comentários do presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, que afirmou que há a possibilidade de mais altas de juros entre o verão e o outono do Hemisfério Norte caso a inflação japonesa caminhe para se estabilizar na meta de 2% e os salários continuem em expansão, informou o jornal “The Asahi Shimbun”.
Já o índice Kospi, da bolsa de Seul, caiu 1,0% para fechar em 2.714,21 pontos, arrastado por ações do setor de defesa e de fabricantes de baterias. O índice perdeu 1,2% na semana.
Na Índia, o índice Sensex ficou praticamente estável, com alta de 0,03%, a 74.248,22 pontos. O dia foi marcado por perdas em ações de siderúrgicas e empresas de tecnologia.
A continuação do feriado do Festival Ching Ming manteve os mercados da China continental, de Hong Kong e Taiwan fechados.