As esperanças de encontrar sobreviventes de um acidente em uma usina de energia da Enel estão diminuindo, disseram os bombeiros nesta quarta-feira (10).
As equipes de resgate procuram por quatro pessoas desaparecidas na área da usina, no norte da Itália, onde a água está subindo rapidamente.
Pelo menos três pessoas morreram na terça-feira (9) após um incêndio e uma explosão no subsolo da usina hidrelétrica de propriedade da Enel Green Power, parte do Grupo Enel, em Bargi, a cerca de 80 km de Bolonha.
“A esperança dos socorristas é sempre encontrar pessoas vivas. O cenário que vemos não nos faz acreditar muito nestas hipóteses, mas repito que também estamos acostumados a milagres”, disse o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari.
Cari disse que a situação era muito difícil, devido à rápida subida da água no interior da usina, que foi construída no subsolo em uma das margens do Lago Suviana.
As equipes de resgate trabalhavam principalmente com mergulhadores, mas ainda não tinham detalhes sobre as possíveis causas e a dinâmica do acidente, acrescentou.
A usina estava passando por obras de eficiência, que a Enel Green Power confiou em 2022 a três empresas principais: Siemens Energy, ABB e Voith, informou a subsidiária da Enel em comunicado.
“Pelo que foi reconstruído, os testes do grupo de primeira geração já haviam sido concluídos nos últimos dias e, no momento do acidente, os testes do segundo grupo estavam em andamento”, disse Enel Green Power.
O CEO da Enel Green Power, Salvatore Bernabei, foi imediatamente ao local na terça-feira, disse a empresa, acrescentando que colaboraria plenamente com as autoridades competentes para apurar os fatos.
A usina tem capacidade de 300 megawatts (MW), parte dos 13.000 MW de capacidade hidrelétrica total do Grupo Enel na Itália.