E a BYD segue forte no plano de ser a queridinha no mercado de carros elétricos (também) no Brasil. Após aumentar seu investimento no País para R$ 5,5 bilhões, a montadora chinesa está prestes a começar as operações em sua nova fábrica, na Bahia.
Segundo o Jornal do Carro, o aumento no investimento, anunciado pela fabricante esta semana, indica 83% a mais no valor inicialmente anunciado pela empresa. Com esse crescimento, a produção de veículos no Brasil ainda em 2024, que, antes, estava descartada, agora passa a ser real.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Os futuros funcionários da fábrica de Camaçari (BA) também serão contemplados com mais benefícios. A BYD comunicou que construirá cinco prédios residenciais para os 4,5 mil profissionais que devem atuar por lá.
Apesar da “concorrência” de última hora da brasileira Lecar, o acordo prévio realizado entre BYD e o governo da Bahia pela antiga fábrica da Ford foi finalizado, com a planta, devolvida ao Estado pela montadora estadunidense, finalmente está nas mãos da chinesa.
Lembrando que a fábrica baiana deve ser a maior montadora da marca fora da China. Neste momento, espera-se que a produção de veículos BYD na planta brasileira comecem entre o fim deste ano e o início de 2025, com perspectiva de fabricação de 150 mil carros por ano.
O governo do Estado da Bahia recebeu, da montadora chinesa, mais de R$ 287,81 milhões pela venda da antiga fábrica da Ford.
O complexo possui atualmente 4,6 milhões de m² de área total, e está previsto que ele receberá 26 novas instalações, incluindo pista de testes, galpões de produção, entre outros. Espera-se que as novas áreas ocupem um milhão de m². Distribuidores também utilizarão determinados setores, de modo a produzir as peças necessárias.
Quais carros a BYD deverá fabricar no Brasil?
- O Jornal do Carro trouxe, anteriormente, a informação de que o Dolphin será um dos modelos fabricados na Bahia;
- Além dele, o SUV híbrido Song Plus e o EV Yuan Plus também podem passar a receber o selo nacional;
- Ainda, o Dolphin Mini, hatch elétrico de entrada da marca, que estreou no início deste mês e que já vendeu mais de seis mil unidades, também está cotado para ser produzido em Camaçari (BA), exatamente por seu bom início.