Tema: Investimento em ações
Funções: gestores de portfólio de ações, analistas de ações, estrategistas
Conjuntos de dados da Bloomberg: análise de dados de transação da Bloomberg Second Measure
3. Backtesting de fatores de ações com dados pontuais (point-in-time)
O investimento em fatores é um conceito essencial para os investidores de ações, pois fornece uma estrutura para entender as fontes de retornos e construir portfólios mais robustos e diversificados. Os fatores representam características comuns de um grupo de ações, como valor, momentum, qualidade e crescimento, que historicamente impulsionaram o desempenho das ações. Ao visar fatores específicos, os investidores podem melhorar seus retornos, gerenciar riscos e melhorar a diversificação do portfólio.
O backtesting é uma ferramenta importante no investimento em fatores, pois permite aos investidores avaliar o desempenho histórico de diferentes fatores e determinar quais fatores têm gerado um maior retorno ajustado ao risco.
Isto ajuda os investidores a tomar decisões mais informadas sobre quais fatores devem ser incluídos em suas estratégias de investimento e fornece uma base quantitativa para a construção de portfólios. Dados precisos e confiáveis garantem a validade e a confiabilidade dos resultados do backtest. Dados de alta qualidade incluem preços das ações, demonstrações financeiras e metadados relevantes precisos, livres de erros, vieses e outliers. O uso de informações conhecidas em uma determinada data (“Point-in-Time”) é especialmente fundamental para evitar viés de sobrevivência, entre outros.
Para demonstrar as possibilidades oferecidas pela solução de dados corporativos de finanças, estimativas e preços pontuais da Bloomberg, fizemos um backtest de três fatores, bem como uma versão combinada destes fatores* (Gráfico 1). Entre as centenas de indicadores disponíveis no conjunto de dados (Gráfico 2), este backtesting utiliza:
- Liquidez corrente (ativo circulante em relação ao passivo circulante), que é uma medida de capital de giro que fornece uma avaliação da liquidez de uma empresa.
- Relação do fluxo de caixa pela despesa com juros, que fornece uma medida da alavancagem de uma empresa ao medir sua capacidade de cobrir rapidamente suas despesas de juros
- Giro do ativo, que mede a eficiência dos ativos de uma empresa na geração de receita ou vendas, dando uma visão da sua lucratividade.
Com base nisso, podemos ver no Gráfico 1 que considerar esses três fatores ao analisar as empresas teria gerado retornos positivos durante o período de 2013 a 2024.
Tenha em mente que as informações incluídas aqui não têm a intenção de ser uma recomendação de investimento, mas sim uma demonstração de como realizar um backtest de fatores usando os dados corporativos de finanças, estimativas e preços pontuais da Bloomberg.