Na segunda-feira (8), haverá um eclipse solar total – um dos eventos astronômicos mais espetaculares que existem. Na ocasião, o fenômeno poderá ser visto ao longo de uma faixa que abrange três estados do México, 15 dos EUA e quatro do Canadá, de acordo com a NASA.
Na imagem abaixo, vemos o chamado caminho da totalidade, onde a sombra umbral interna da Lua se moverá pela América do Norte. O trecho tem 185 km de extensão por 13 mil km de comprimento, nascendo e morrendo em áreas oceânicas. Conforme se pode observar, a porcentagem de visualização parcial do eclipse vai reduzindo conforme as faixas se distanciam.
Quanto tempo vai durar o eclipse solar total de 8 abril?
O tempo de duração do eclipse depende da localização do observador no caminho da totalidade.
De acordo com o site Space.com, o primeiro momento da totalidade a ser visto no planeta será às 14h38, e o último, 16h55 (pelo horário de Brasília, como todos os horários mencionados ao longo do texto), uma soma de três horas, 16 minutos e 45 segundos. Este é o efeito da umbra da Lua, sua sombra central escura, que criará um caminho de cerca de 185 km de largura, diagonalmente em partes do continente norte-americano.
Duração da totalidade em cada país que verá o eclipse:
- México: 40 minutos e 43 segundos
- EUA: 67 minutos e 58 segundos
- Canadá: 34 minutos e 4 segundos
Assim como a Lua, a Terra é esférica. Quando a sombra do satélite atinge o planeta, isso é feito obliquamente (como um “ovo esticado”), formando uma sombra mais circular no ponto de auge do eclipse e depois se estendendo novamente.
Para experimentar a totalidade, o observador tem que estar no caminho da umbra – a parte interna escura da sombra da Lua. Quanto mais perto a pessoa estiver da linha central do eclipse, maior será a duração da totalidade vista por ela.
Então, a duração do eclipse solar total depende de onde o observador está, mas tudo isso precisa de contexto.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
O eclipse solar total de 2010 foi a última vez que foi possível experimentar uma totalidade de mais de quatro minutos, com o último evento nos EUA em 2017 durando no máximo 2 minutos e 42 segundos.
O mais importante no dia 8 de abril é estar em qualquer lugar dentro do caminho da totalidade onde o céu esteja limpo.
Como o eclipse começa ao nascer do Sol ao sul da Ilha Starbuck, no Oceano Pacífico, às 16h24, a sombra da Lua estará o mais longe possível dela. O caminho da totalidade – a largura da sombra da Lua – será de 144 km quando ela aparecer pela primeira vez na Terra. Consequentemente, a totalidade será mais curta, durando apenas 2 minutos e 6 segundos.
Cerca de 8 mil km depois é o ponto máximo do eclipse, no qual a totalidade durará 4 minutos e 28 segundos a partir das 17h15, sobre uma pequena cidade chamada Nazas, no México. É sobre esse município que os centros da Lua, Terra e Sol estarão perfeitamente alinhados. Aqui, o caminho da totalidade será de 197 km – o mais largo que fica durante o eclipse.
Como o eclipse termina ao pôr do Sol no Oceano Atlântico às 17h53, a sombra da Lua estará novamente o mais longe possível dela. O caminho da totalidade aqui terá apenas 142 km de largura quando aparecer pela última vez na Terra. Esta totalidade final terá a duração de 2 minutos e 3 segundos.