O diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (MJ), Rodney da Silva, afirmou que o período de votação transcorreu de forma tranquila e o boletim com as informações consolidadas deve ser disponibilizado às 20h.
Já o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alberto Raposo, apontou que foi registrado um cenário de normalidade durante todo o dia, sem significativos bloqueios e com ocorrências de pouca relevância para o cenário eleitoral.
Foram registradas pela PRF 60 denúncias, sendo que apenas seis foram enquadradas como crimes, como boca de urna e compra de votos. Ainda dee acordo com ele, a PRF não registrou nenhum caso de transporte ilegal de eleitor.
“A nossa intenção era fazer parte desse momento tão importante para o país, da nossa parte foi um sucesso”, disse.
De acordo com o secretário do ministério da Justiça, uma possível divergência de dados entre o MJ e a Polícia Federal (PF) é causada principalmente porque a inserção de dados nos sistemas é feita de forma manual e depende dos Estados. Ele antecipou que já existem conversas, inclusive com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, para unificar os sistemas e melhorar o compartilhamento de informações. “Com certeza, na próxima eleição essa dinâmica já estará melhor”, disse.