Se você está acompanhando a evolução dos robôs humanoides, vai se surpreender com o que o Eve, da empresa de robótica 1X, pode fazer: em novo vídeo divulgado pela companhia, ele aparece dobrando roupas de forma autônoma.
Claro que, com as inovações no setor, não deve demorar para que outros modelos (incluindo o da rival Tesla) cheguem ao mesmo nível. O que impressiona nesse caso é que, há poucas semanas, o Eve só conseguia manipular objetos de forma simples.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Robô humanoide Eve
O Eve usa chips da OpenAI e funciona de forma autônoma. Em demonstrações anteriores, como a de fevereiro deste ano, a 1X revelou que o robô humanoide age “sem teleoperação, computação gráfica, cortes, aceleração de clipe ou reprodução de trajetória com roteiro”. Ou seja, ele é autônomo de verdade.
O funcionamento se dá por rede neural baseada na visão. Então, cada humanoide processa imagens e realiza ações controladas de braços, pinças, tronco e cabeça.
Antes, ele até poderia parecer menos avançado do que outros rivais, como os modelos da Tesla, Figure e Agility. Isso porque o design dele é mais rude, sem mãos e pés articuladas. No lugar, ele tem garras simples e se move sobre rodas.
O diferencial era a consciência avançada dos robôs, que interpretam o ambiente ao redor e sabem como agir. Veja a demonstração do mês passado:
Dobrar roupas é grande avanço
Pensando nisso, a evolução do Eve de manipular objetos para dobrar roubas, com o robô humanoide pensando em tudo por conta própria, é grande avanço para a 1X – e em pouquíssimo tempo. Veja a demonstração:
Como lembra o New Atlas, o vídeo não mostra apenas mais um robô feito para tarefas caseiras. Ele mostra que o dispositivo é capaz de:
- Gerenciar tarefas de casa, dividindo-as em etapas. Podemos perceber isso quando o Eve tira os itens da sacola, decide onde os posicionar, abre e fecha a porta do armário;
- Usar ferramentas complementares ao seu próprio corpo para realizar o trabalho. Nesse caso, ele usa um pano;
- Manusear objetos sem o uso de polegares. Por exemplo, o robô dobra as abas da caixa de papelão e as roupas apenas com garras. Se você tentar em casa, com certeza precisará de seu dedão;
- Dobrar roupas de forma autônoma. Além de pensar por si próprio, o Eve é capaz de manusear superfícies delicadas e deformáveis.
E a concorrência?
Obviamente, outras empresas trabalhando em robôs humanoides (como a própria Tesla) não ficarão para trás por muito tempo.
Inclusive, a empresa de Elon Musk já fez demonstração anterior de como seu robô Optimus também consegue dobrar roupas. No entanto, pouco depois, a companhia admitiu que o robô não estava realizando a tarefa de forma autônoma, como o Eve faz, mas sendo operado por um humano.