O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (19) que o Hamas está segurando um acordo para interromper as ações militares de Israel na Faixa de Gaza. “A única coisa que está entre o povo de Gaza e um cessar-fogo é o Hamas”, declarou durante entrevista coletiva no encerramento da reunião do G7 na Itália.
Ele acrescentou que o Hamas rejeitou “propostas generosas” de Israel.
Blinken afirmou que os ministros das Relações Exteriores do G7 permaneceram “intensamente focados em Gaza”, mesmo enquanto lidavam com a escalada do conflito entre Irã e Israel.
Manual dos Dividendos
Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas
Ele também pediu a rápida implementação dos compromissos de assistência humanitária de Israel, como mais ajuda, mais travessias e melhor distribuição da assistência. “Vimos um progresso importante, mas precisamos ver resultados sustentados e que haja distribuição em toda Gaza”, diz Blinken.
Segundo a BBC, o secretário comentou que o G7 condenou o ataque iraniano “sem precedentes” a Israel que aconteceu no sábado, observando que foi sem precedentes em “escopo e escala”. E repetiu que o governo dos EUA está comprometido com a segurança de Israel e com a desescalada de conflitos mais amplos no Oriente Médio.