A inflação desacelerou em março, frente a fevereiro, para todas as faixas de renda no Brasil, mas o alívio foi maior para as famílias mais ricas, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda. Entre as famílias com renda domiciliar maior que R$ 21.059,92, a taxa caiu de 0,83% em fevereiro para 0,05% em março. Na média, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou de 0,83% em fevereiro para 0,16% para março.
De maneira geral, o comportamento dos preços de alimentos e de combustíveis ajudam a explicar a desaceleração da inflação em março, segundo o Ipea. Mas o grupo de renda alta foi beneficiado pelos gastos do grupo educação. Fevereiro é mês de reajustes de mensalidades escolares, por causa do início do ano letivo, e esse fator de pressão não se repete em março.
No caso das famílias de renda mais baixa, os preços de alimentos continuaram pressionando o custo de vida, apesar da desaceleração. “Mesmo diante de um desempenho mais favorável, o grupo alimentação e bebidas se constituiu, novamente, no principal foco de pressão inflacionária para as classes de renda baixa e média”, escreveu a técnica do Ipea Maria Andreia Parente Lameiras. Houve deflações em cereais (-0,42%) e carnes (-0,94%), mas altas em tubérculos (0,42%), frutas (3,8%), aves e ovos (1,7%) e leites e derivados (0,74%).
Já o grupo transportes ajudou a segurar a inflação em março, com influências diferentes de acordo com a faixa de renda. A queda de preços de passagens aéreas (-9,14%) contribuiu para a menor pressão inflacionária da classe de renda alta, enquanto houve recuou de tarifas de trem (-0,19%) e do gás veicular (-0,20%), o que favoreceu os segmentos de renda baixa e média.
No resultado acumulado em 12 meses, todas as faixas de renda registraram desaceleração da inflação em março. “Embora em graus distintos entre as faixas, as maiores pressões inflacionárias nos últimos doze meses residem nos grupos alimentação, habitação, transportes e saúde e cuidados pessoais”, escreveu Lameiras.