A Netflix lançou mais uma produção original recentemente, para completar seu catálogo. O longa se chama O Astronauta, e traz elementos de ficção científica, comédia e drama, chamando a atenção dos assinantes do streaming.
A produção, que conta com Adam Sandler no papel principal, participou do renomado Festival de Berlim em fevereiro desse ano, e traz uma trama interessante, com um final impressionante.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Se você já assistiu ao filme no streaming, ou quer saber mais sobre o seu desfecho, veja abaixo uma explicação sobre o seu final. Mas atenção: o texto a seguir tem spoilers.
Qual o final do filme O Astronauta?
A trama do longa acompanha a história de Jakub Procházka (Sandler), enviado para uma missão espacial totalmente complexa. Já que sua vida na Terra parece não ser muito boa, o personagem procura no universo o que precisa para seguir em frente.
Jakub tem como objetivo investigar a nuvem Chopra, e percebe que, por mais que ela o atormente (assim como os cientistas e a humanidade), ela acaba sendo uma metáfora sobre a forma que o astronauta vê a própria vida.
Enquanto está isolado de todos os seres humanos, Hanuš (dublado por Paul Dano) é, praticamente, o único contato com a vida que Jakub pode contar em sua missão. O personagem ainda tenta entender seu relacionamento com Lenka (Carey Mulligan), a partir de Chopra.
Com isso, pouco a pouco, Jakub começa a ter diversas lembranças com Lenka, que acabou sendo deixada por ele grávida e sozinha na Terra, enquanto ele estava na missão. Isso faz com que o final do filme seja um pouco ambíguo, quando mostra que o astronauta deu uma segunda chance para si mesmo e o relacionamento.
Contudo, essa conclusão não é muito assertiva, uma vez que deixa em aberto que o personagem possa estar delirando ou sonhando com um reencontro, uma vez que outras partes do filme parecidas sugerem esse fato ao longo do filme.
O momento que finaliza o longa mostra Jakub e Lenka juntos à margem de um rio, com uma atmosfera fantasiosa ao redor dos dois, que foi reforçada pelo diretor Johan Renck nos enquadramentos da cena.
Se a hipótese da fantasia for levada em conta, é possível que Jakub tenha falhado em sua missão, enquanto seus rivais tenham conseguido achar mais respostas do que ele. Assim, seu destino é incerto no espaço, abrindo margem para o espectador pensar que ele tenha ficado sozinho novamente. Mesmo assim, a conexão que o personagem tem com seus próprios momentos a sós com Lenka sugerem que a missão valeu a pena.