Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam a quarta-feira (21) em queda firme, de mais de 1%, após a divulgação dos dados revisados do “payroll“, o relatório oficial de empregos dos Estados Unidos, dos últimos 12 meses.
A revisão preliminar anual do payroll mostrou que a economia americana criou 818 mil empregos a menos do que o estimado anteriormente nos 12 meses até março de 2024. O mercado já esperava uma diminuição das estimativas, mas a maioria das projeções apontava para uma revisão menor.
No mercado de petróleo, os investidores se dividiram entre o relatório do payroll e os dados semanais de estoque do Departamento de Energia (DoE) dos EUA, que mostrou um declínio de 4,6 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto, com os estoques de gasolina e diesel também mais baixos em meio à maior demanda. “Os profissionais do setor de petróleo estão analisando os números e dizendo que esse é o relatório mais otimista que se poderia esperar”, diz Phil Flynn, do Price Futures Group.
Contudo, o número mais baixo de empregos sugere que a economia pode não ser tão forte quanto se pensava, “e talvez estejamos caminhando para um pouso forçado. É por isso que estamos vendo uma desconexão com os fundamentos do petróleo”, acrescenta Flynn.