A provável expulsão do deputado Luciano Bivar do União Brasil nesta quarta-feira, em reunião da Executiva do partido do qual ele hoje é o presidente, já faz com que deputados peçam votos internamente para assumir outro cargo ocupado por Bivar: a primeira-secretaria da Câmara dos Deputados, que cuida dos contratos do Legislativo.
Segundo correligionários, os deputados Mendonça Filho (PE) e Carlos Henrique Gaguim (TO) já estão pedindo votos para os colegas com vistas a esta eleição. A bancada espera tirar uma posição única e evitar uma disputa em plenário que possa expor ainda mais divisão no partido, atualmente rachado e com acusações que chegaram à esfera criminal.
Bivar vai ser expulso após desentendimentos com seu vice, o advogado Antonio de Rueda, que se aliou ao grupo do antigo DEM para assumir o partido a partir de maio.
A substituição, contudo, causou troca de acusações e ameaças ao presidente eleito da sigla, que teve uma casa de praia incendiada em meio a essa disputa – a autoria do suposto crime ainda é investigada.
O caso levou o deputado Pauderney Avelino (AM) a pedir a expulsão de Bivar do partido, o que anteciparia a troca no comando da legenda. A sigla se reunirá nesta quarta-feira para concluir o processo.
Após a expulsão, a Executiva notificará oficialmente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que retire Bivar da primeira-secretaria após a desfiliação. O precedente é a expulsão do ex-deputado Marcelo Ramos (AM) da vice-presidência depois de ele trocar o PL pelo PSD.
Uma nova eleição será marcada para a escolha do substituto de Bivar. A primeira-secretaria da Câmara é um dos postos mais cobiçados e considerada a “prefeitura” do Legislativo, por cuidar dos contratos e ordenamento de despesas, além de possuir algumas dezenas de cargos comissionados para serem preenchidos pelo seu ocupante.