Os aeroportos foram transformados em centros inovadores com o uso de tecnologias como softwares de projeto e construção digital, tudo para garantir um planejamento mais preciso, uma boa relação de custo-benefício e a otimização operacional.
Quando se trata de aeroportos de alta tecnologia, os telhados com painéis solares não são o auge. Há carrosséis de bagagem que reduzem as emissões de dióxido de carbono, jardins verticais, além de robôs que fazem o check-in para você.
Leia também:
Quais os 10 aeroportos mais tecnológicos do mundo?
Os aeroportos são a porta de entrada para o mundo e já percorreram um longo caminho em termos de tecnologia e design. À medida que o mundo adota a era digital, esses aeroportos de alta tecnologia definem o padrão para os aeroportos do futuro, prometendo aos passageiros uma experiência transformadora.
Veja abaixo os 10 aeroportos mais tecnológicos do mundo.
10. Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes Unidos
O aeroporto de Dubai tem o maior terminal de aeroporto do mundo e, na verdade, é a segunda maior construção do mundo por área útil. É um aeroporto muito popular com seus centros de ioga e belos pontos naturais. É pioneiro em tecnologias futuristas, incluindo serviços orientados por IA e autenticação biométrica, garantindo aos viajantes eficiência e conveniência.
9. Aeroporto de Londres-Heathrow, Reino Unido
Com iniciativas sustentáveis e sistemas eficientes em termos de energia, ele equilibra a inovação tecnológica com a responsabilidade ambiental. Arquitetos e engenheiros criaram modelos digitais detalhados da infraestrutura do aeroporto, abrangendo o layout físico, os sistemas de energia, a iluminação e o uso de água. As representações digitais precisas facilitaram a seleção de materiais ecologicamente corretos, reduzindo a pegada de carbono geral do aeroporto.
8. Aeroporto de Amsterdã-Schiphol, Países Baixos
Este aeroporto utiliza a automação para o manuseio eficiente de bagagens. O conceito de “bagagem sob demanda” do aeroporto e os carregadores automáticos de bagagem aumentam a eficiência operacional. Com um modelo digital detalhado da estrutura do aeroporto, os engenheiros e arquitetos puderam avaliar o posicionamento e a funcionalidade dos robôs carregadores de bagagem e das tecnologias de automação.
7. Aeroporto Internacional de Hong Kong
O aeroporto integra recursos como robôs de limpeza autônomos e portões de embarque automático com reconhecimento facial. Essas tecnologias foram impulsionadas por simulações digitais para garantir o movimento preciso dos robôs e a cobertura exata dos sistemas de reconhecimento facial. Além disso, dados espaciais foram fornecidos para criar aplicativos móveis personalizados, abrindo caminho para uma navegação eficiente pelo aeroporto.
6. Aeroporto Internacional de Sacramento, Estados Unidos
É classificado como um dos melhores aeroportos do país em termos de satisfação do cliente, e abriga obras e instalações de artistas de renome internacional. Foi construído para ser eficiente, usando um mínimo possível de energia e água, enquanto mitiga a poluição sonora. Além do controle de temperatura e iluminação ecológica, possui um abrangente Programa de Gerenciamento de Perigos para a Vida Selvagem, implementado por uma equipe de biólogos altamente qualificados.
5. Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, Estados Unidos
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, no estado da Geórgia, é líder na adoção de tecnologia inteligente. A tecnologia de reconhecimento facial garante check-ins seguros e sem contato físico. Além disso, sua robusta infraestrutura de telecomunicações facilita a comunicação eficaz em todo o aeroporto.
4. Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão
Este aeroporto está na vanguarda da inovação. Com biometria automatizada e quiosques de autoatendimento no aeroporto, ele garante o mínimo de contato físico e maximiza a eficiência. Isso facilita uma experiência sem contato físico para os passageiros por meio de reconhecimento facial e códigos QR, um recurso especialmente vital no mundo pós pandêmico em que vivemos hoje.
3. Aeroporto Internacional de Hamad, Catar
O Aeroporto Internacional de Hamad redefine o luxo e a conveniência. Com cápsulas para dormir, spas e academias, é um paraíso relaxante em meio a viagens agitadas. Tecnologias avançadas, como robôs multilíngues que auxiliam os passageiros, aumentam a segurança e a eficiência. Softwares de construção digital foram implantados na construção para ajudar arquitetos e designers a visualizar layouts e funções, fazendo ajustes para o desenvolvimento de comodidades.
2. Aeroporto Internacional de Incheon, Coreia do Sul
Esse aeroporto tem o título de um dos maiores aeroportos do planeta, e possui até mesmo um Museu da Cultura Coreana. Além disso, tem uma pista de patinação no gelo, um spa, um cassino, jardins internos e outros vários recursos exclusivos. Para aumentar os recursos desse aeroporto, há um sistema biométrico que usa reconhecimento facial e passaportes legíveis por máquina, substituindo os antigos cartões de embarque, tudo isso garantindo operações tranquilas e segurança aprimorada.
1. Aeroporto Changi de Singapura
Assim como o Aeroporto de Incheon, o Aeroporto de Changi é uma prova de inovação e sustentabilidade. Além de ser conhecido por sua arquitetura futurista e por um exuberante “jardim vertical” de cinco andares, ele também possui tecnologia de ponta com seus quatro cinemas e a maior escultura em movimento do mundo. Do escaneamento biométrico às interações sem contato físico, o Aeroporto de Changi oferece aos passageiros uma experiência de viagem segura e conveniente.