Novo feed de dados de resultados corporativos
O feed de dados de Resultados Corporativos em tempo real da Bloomberg fornece resultados e orientações para os principais indicadores de desempenho (KPIs) que movimentam o mercado, conforme divulgados pelas empresas por meio de comunicados de imprensa, comunicados na Internet e embargos de notícias. A extração automatizada visa a entrega esquemática abaixo de um segundo de KPIs específicos da empresa, permitindo a análise de eventos do mercado em diferentes escalas de tempo. Além disso, a supervisão de analistas da Bloomberg garante a precisão destes dados divulgados.
Segundos: os mercados respondem instantaneamente à divulgação de resultados
Os preços das ações tendem a enfrentar uma volatilidade significativa nos primeiros segundos após a divulgação dos resultados. O maior desafio no trading deste regime – além de buscar ou fornecer liquidez no curto prazo – é o acesso a dados precisos em tempo hábil. As negociações precisam ser executadas quase que instantaneamente para captar a ação do preço no curto prazo. A figura abaixo explora um exemplo notável dessa dinâmica usando o feed de dados dos Resultados Corporativos em tempo real da Bloomberg.
A Figura 1 mostra as ações da Apple no after-market durante a divulgação dos resultados da empresa em novembro de 2023. Os preços saltaram 2,5%, chegando a US$ 182 em um intervalo de 30 segundos entre 16:30:00 e 16:30:30. A maior parte desta alta ocorreu por volta das 16:30:02, em meio a um pico no volume (representado pela linha na parte inferior). Embora o mercado, de modo geral, tenha reagido positivamente ao anúncio dos lucros da Apple, foram expressas preocupações com o fato de a empresa não ter atingido as estimativas para a China.
A pontualidade – aliada à precisão – é o recurso mais importante nas escalas de tempo abaixo de um segundo. Como mostram os exemplos, a capacidade de entrar em negociações antes ou durante a divulgação de resultados permite que os participantes do mercado antecipem e reajam à ação do preço subsequente.
Dias: direção dos movimentos de preços
Particularmente, a divulgação dos resultados nem sempre leva a movimentos definitivos do preço em uma direção específica. Vemos isto na Figura 1, já que o preço das ações da Apple retorna aos níveis pré-anúncio logo após a divulgação. Esta volatilidade é provavelmente resultante de diferentes participantes do mercado, operando em diferentes escalas de tempo e tentando racionalizar o significado e o impacto da divulgação dos resultados na empresa em questão. Uma divulgação que, embora possa ser ótima para a empresa no longo prazo, pode ter implicações negativas no curto prazo, por exemplo.
A Figura 2 explora a relação entre a divulgação de um relatório de resultados e a ação do preço no longo prazo. Os preços das ações foram normalizados dividindo-os pelo seu preço no dia da divulgação dos resultados (dia 0). Assim, todos os grupos têm um preço igual a um no dia zero. As ações são divididas em seis grupos de tamanhos aproximadamente iguais com base no tamanho da “surpresa com os resultados” na divulgação do relatório. Como mostrado, os grupos com as maiores surpresas no dia da divulgação dos resultados tendiam a ver preços mais altos nos 30 dias subsequentes.
O impacto da divulgação dos resultados no regime de trading de uma empresa pode durar de microssegundos a dezenas de dias. Os investidores podem perceber estes dois benefícios por meio do novo produto de resultados em tempo real da Bloomberg.