A síndrome dos ovários policísticos ou SOP é uma condição em que os ovários começam a produzir uma quantidade anormal de andrógenos. Como resultado, há formação de pequenos cistos nos ovários. Um sintoma conhecido da SOP é a irregularidade menstrual, mas a inflamação também é um sinal de SOP.
Sinais de inflamação na síndrome dos ovários policísticos
Ganho de peso
A inflamação pode influenciar o ganho de peso na SOP, perturbando o equilíbrio hormonal e levando à resistência à insulina e ao aumento do armazenamento de gordura.
Inchaço
A inflamação crônica de baixo grau na SOP pode afetar o funcionamento do sistema endócrino e metabólico, levando a uma série de sintomas, incluindo inchaço abdominal.
Uma das causas do inchaço abdominal na SOP está relacionada à resistência à insulina, que pode estimular a produção de androgênios (hormônios masculinos) pelos ovários. Isso, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos e alterações na função dos ovários, contribuindo para o inchaço.
Acne
A inflamação pode fazer com que a pele produza mais óleo, obstruindo os poros mais rapidamente, causando mais espinhas e erupções cutâneas.
Enxaquecas
A inflamação na SOP pode perturbar a química do cérebro e os vasos sanguíneos. Isso faz com que as dores de cabeça sejam ainda mais fortes, levando às enxaquecas.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) pode apresentar uma variedade de sintomas, mas é importante observar que nem todas as mulheres com a condição experimentarão todos eles.
Além disso, os sintomas podem variar em gravidade de pessoa para pessoa.
Quais os sinais e sintomas comuns da SOP?
- Irregularidades menstruais, como períodos menstruais ausentes, prolongados ou irregulares.
- Hiperandrogenismo, manifestado por acne persistente, pele oleosa e aumento de pelos no rosto, peito, abdômen ou costas (hirsutismo).
- Presença de cistos ovarianos, identificados por meio de exames de imagem, como ultrassonografia.
- Dificuldade para engravidar em razão dos desequilíbrios hormonais e falta de ovulação regular.
- Resistência à insulina ou diabetes tipo 2, frequentemente associados à SOP.
- Obesidade ou dificuldade para perder peso, devido à resistência à insulina e a outros fatores hormonais.
- Além disso, outros sintomas possíveis incluem dores de cabeça, fadiga, depressão e ansiedade.