A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outras agências, atua no combate a incêndios florestais, neste sábado, em 12 municípios paulistas.
A Defesa Civil registrou incêndios ativos, durante a tarde de hoje, em Franco da Rocha e Perus, na região metropolitana de São Paulo, em Bananal e Cruzeiro do Sul, no Vale do Paraíba, e em Amparo e Brotas, na região de Campinas.
Segundo a Defesa Civil, as equipes também combatiam incêndios em Caconde, Morungaba e na Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista. Há focos ativos em Mococa e em Itirapuã, na região de Franca, e em Castilho, na região de Araçatuba.
O foco na região do Vale do Paraíba levou fumaça à parte da Via Dutra, segundo relatos de viajantes. Procurada, a CCR, concessionária da rodovia, informou haver dois focos de incêndio na estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Um na altura do km 21, em Lavrinhas, e o outro no km 34, em Cruzeiro do Sul.
A CCR informou que suas equipes e o Corpo de Bombeiros iniciaram o combate aos incêndios às 11h30 e não há faixas interditadas, nem congestionamento.
Defesa Civil afirmou que a “mobilização aérea é essencial para o controle desses incêndios em áreas de difícil acesso e de grande extensão, garantindo a proteção do meio ambiente e das populações locais”.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que setembro, até agora, foram registrados 1.752 focos de incêndio ativos em todo o Estado de São Paulo. Mais da metade (54%) das ocorrências mapeadas por satélite pelo órgão ocorreram na última semana, entre segunda (9) e sexta-feira (13) – um total de 946.
O número global para o mês até agora é também mais que o dobro que a média registrada na série histórica, de 848. Também é quatro vezes maior que o total de 375 focos identificados em todo o mês de setembro de 2023.