No momento em que a deputada Tabata Amaral (PSB) sela uma aliança com o PSDB e o apresentador José Luiz Datena na eleição municipal, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entrou em campo para tentar convencer o União Brasil a lançar o deputado federal Kim Kataguiri na disputa paulistana.
Segundo aliados de Tarcísio ouvidos pela CNN, o governador segue engajado na campanha de Ricardo Nunes, mas avalia que o parlamentar é jovem, fala bem e pode conter o avanço de Tabata, além de ser uma válvula de escape da direita nos debates.
O PSDB fez uma sondagem a Kataguiri, mas a cúpula do União Brasil disse que tentaria cassar o mandato dele caso mudasse de partido.
O governador então procurou dirigentes e lideranças do União para tentar convencê-los ou a liberar o deputado, ou lançá-lo candidato.
Há, porém, um obstáculo: o vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal e líder do União em São Paulo, apoia o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Fontes próximas ao prefeito Ricardo Nunes observam com apreensão os movimentos do governador, pois temem que Kataguiri volte sua artilharia contra o prefeito no primeiro turno.
O prefeito foi procurado, mas ainda não se manifestou.