Um vídeo que circula na internet mostra um efeito curioso durante o eclipse solar total, registrado nesta segunda-feira (8) nos Estados Unidos, Canadá e México.
Pessoas que estavam no local filmaram o fenômeno, que, nas imagens, reflete no chão e parede.
O professor Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (USP), explicou o que é o fenômeno — conhecido como “pinhole”.
“Câmeras ‘pinhole’ (no inglês, o termo significa “buraco de alfinete”) são orifícios pequenos por onde passa a luz solar. Elas produzem uma imagem do Sol no chão ou em qualquer anteparo”, destacou Dias da Costa.
O efeito pode ser produzido por meio das folhas das árvores, como lembra o físico. “Os pequenos espaços entre as folhas por onde passa o Sol agem como câmeras pinhole e produzem imagens múltiplas do disco [do Sol]. É um efeito bem bonito que ocorre em todos os eclipses solares”.
O eclipse solar total registrado nesta segunda-feira começou às 15h07 e terminou às 16h46 (horário de Brasília). Foi o primeiro deste ano. O Sol foi encoberto pela Lua por cerca de 4 minutos e 28 segundos nos pontos fixos em que o eclipse foi total.
*Estagiária sob supervisão de Diogo Max