A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu nesta sexta-feira à China que o país lide com a questão da capacidade de produção local excessiva e que estabeleça igualdade de condições para empresas americanas que atuam no país. Yellen chegou à China nesta semana para conversas com representantes comerciais chineses visando reaproximar os países.
A visita de Yellen à China é a primeira de uma autoridade de alto escalão de Washington ao país asiático desde a cúpula entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping, que serviu para reaproximar os países após eventos que aumentaram a tensão entre as potências.
Após se encontrar com autoridades chinesas, Yellen conversou com líderes empresariais americanos em evento na Câmara Americana de Comércio na China e respondeu perguntas
No início do ano, a entidade emitiu pesquisa que mostrava a desconfiança do empresariado americano em relação a negócios na China, levantamento citado por Yellen durante o encontro. A secretária disse que Pequim está impondo barreiras no mercado chinês para empresas americanas e disse que busca tomar medidas para responder a práticas que considera injustas.